A medicina ocupacional é desenvolvida nas empresas com base do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Trata-se de um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no Brasil, o qual visa proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores. A Norma Regulamentadora 7 (NR-07) de 1994 foi a responsável por implementar esse programa.
Essa norma, juntamente do programa, estabelece quais são os fatores a serem considerados para a prevenção de danos à saúde dos trabalhadores e a realização dos exames médicos obrigatórios durante todo o tempo em que o colaborador estiver vinculado à empresa.
Para se ter uma ideia, alguns dos aspectos que devem ser respeitados é a realização e registros dos exames que todos os empregados de uma empresa devem fazer. Exame admissional, periódico e retorno ao trabalho (após afastamento por doença ou acidente) estão entre esses testes fundamentais.
Nesse contexto, o sistema de medicina ocupacional da empresa vai se encarregar de acompanhar todas as exigências do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Essa equipe vai garantir que todos os procedimentos que devem ser adotados pela empresa sejam realizados e, com isso, ocorre a prevenção e o diagnóstico precoce de danos à saúde que são decorrentes do trabalho.
Quais os benefícios da gestão na medicina ocupacional?
A medicina do trabalho vem para garantir a melhoria das condições laborais, evitando acidentes ou doenças relacionados à atividade exercida. São muitas as vantagens que um sistema voltado para isso pode oferecer, e uma delas é a garantia de integridade física e psicológica dos funcionários.
Com o investimento na saúde e prevenção de acidentes dos colaboradores é possível que haja o exercício das atividades sem o sofrimento de nenhum dano. A realização de exames periódicos e testes psicológicos frequentes, devidamente desenvolvidos pela equipe de medicina ocupacional, oferecem o atendimento essencial e garantem o bem-estar do empregado.
Com a qualidade de vida no trabalho protegida, o empregador evita custos com afastamentos e ações judiciais, mais uma economia para a empresa. Há também um fator importante para a imagem da marca, uma vez que ela demonstra o comprometimento com a saúde do funcionário, melhorando a sua credibilidade.
Quais são as tendências da área?
Não faltam ideias para otimizar o sistema de medicina ocupacional da sua empresa, sendo possível, inclusive, fazer parcerias com clínicas especializadas nesse segmento. Elas oferecem serviços médicos focados em trabalhadores, atendendo os quesitos técnicos sobre legislação e qualidade do ambiente de trabalho.
Outra novidade é o prontuário eletrônico, sistema que armazena virtualmente e com total segurança os prontuários dos pacientes. A vantagem é manter registrados todos os dados, laudos, diagnósticos e consultas realizadas em um único lugar. Isso facilita o acesso às informações do paciente independentemente do local em que ele está.
A tecnologia de telemedicina dispara como tendência na área de medicina ocupacional, pois trata-se de um sistema que realiza exames e os envia para um médico especialista. Um cardiologista pode, por exemplo, receber em seu consultório o exame cardiovascular de um funcionário na sua empresa sem precisar marcar uma consulta.
Entre os benefícios desse sistema estão a melhoria da produtividade, diminuição de custos e agilidade nos serviços médicos que a sua empresa precisa.
Esquecer a utilidade das unidades móveis não é uma opção. Realizar a ampliação do atendimento em saúde ocupacional é uma tendência crescente e pode ser alcançada por meio das unidades móveis de saúde.
Consideradas como clínicas sob rodas, elas são equipadas com médicos e outros profissionais que se deslocam até o local de atendimento com agilidade e eficiência. Existem unidades que são veículos de médio e grande porte, dependendo do tamanho e das necessidades da empresa.
Essas foram algumas informações sobre a medicina ocupacional. Nesse contexto, é importante ficar de olho em diversos detalhes que compõem a relação entre saúde e ambiente de trabalho. O adicional de periculosidade é um bom exemplo de aspecto que deve ser acompanhado de perto, pois, se ele for calculado de forma errada, pode complicar a situação da empresa perante a lei.
Quer saber mais sobre a importância da atuação da medicina ocupacional na sua empresa? Entre em contato e vamos agendar uma reunião!